Meu aluno Pedro Magalhães ganhou bolsa para fazer faculdade no Japão com tudo pago pelo Governo Japonês! (Veja o depoimento)
RESUMO: Meu aluno Pedro Magalhães, ganhou bolsa de estudos e auxílio financeiro do Governo Japonês para concluir a faculdade de Relações Internacionais no Japão. Então, pedi a ele um depoimento como estímulo aos meus outros alunos. E mais uma vez eu digo, estudem bastante! Segue abaixo o depoimento:
O curso de japonês do Prof. Nataniel Shirai me ajudou muito e foi o diferencial para conseguir a bolsa para intercâmbio no Japão. A partir do aprendizado da língua, meus conhecimentos sobre o Japão foram crescendo e quanto mais me aprofundo na língua japonesa, mais a cultura e visão de mundo japonês se tornam mais claros. E essas vertentes de conhecimento se desenvolveram muito nos 11 meses de intercâmbio pela PUC-Rio na Kansai Gaidai, em Hirakata, na província de Osaka
NA FACULDADE DE KANSAI: Lá na faculdade além das aulas de japonês obrigatórias, tínhamos aulas de estudos asiáticos de todas as cadeiras: espiritualidade, religião, política, economia, história, cultura, cerâmica, etc.
A rotina da faculdade era bem flexível no que tange aos horários na semana. Bem poucos comparado as faculdades daqui, mas davam espaço para viagens e passeios pelas proximidades, como Osaka, Nara e Kyoto. Além dos vários feriados que aproveitávamos para viajar. Numa dessas fui para Tokyo, uma cidade maravilhosa, com muita gente, cheia de vida, limpa e enorme. Muitos pontos turísticos pra ver, a Torre de Tokyo, templos, praças, predios, ruas, bairros da cultura POP japonesa cheios de outdoors com animes e mangas da moda. Alem de pessoas com aquelas roupas excêntricas de cosplay.
Dormimos nos famosos hotéis capsula minúsculos, mas bem confortáveis para uma pessoa não espaçosa.
Também por causa dessa viagem e de meus conhecimentos de japonês, consegui uma oportunidade de trabalho pelo ministério do turismo por indicação do Professor Nataniel Shirai.
O trabalho consiste em entrevistar os turistas brasileiros que vieram passar algum tempo no país, também os japoneses, para saber aonde vão, para onde foram, quanto gastaram e se voltariam para o Brasil. Isso para o governo saber o que esperar dos estrangeiros no Brasil.
Mas pela falta de pessoas que falam a língua fui o único nessa etapa de entrevistas no Rio que sabia japonês. E a empresa também reclamou da falta de mão de obra que fale essa língua, crescente em demanda no Brasil, mesmo tendo a maior colônia japonesa do mundo ainda faltam brasileiros interessados no Japão em geral.
Ah, puxa que legal *—*
Eu também vou tentar esse ano, é muito interessante .
Eu nunca ia saber sobre bolsas ou derivados se o Prof Shirai não tivesse me dito.
As inscrições para bolsa de estudos no Japão, devem estar abertas em Abril. Se preparem!
Poh maneiro!!Tambem voh tentar esse ano.Apesar de ainda não ter um bom nível de japonês…
Gostei muito. Ótimas oportunidades no Japão.
Olá Shirai,
Acho que todos nós ganhamos quando lemos algo dessa natureza. Você, pela capacidade de transmitir o que há de bom em você, o Pedro, pela sua perseverança em conquistar seus objetivos, e todos nós alunos, por compartilhar dessa alegria, desse sentimento saudável de troca de conhecimentos e de experiência de vida.
E isso também nos propricia maior motivação em estudar cada vez mais.
Parabéns Shirai!!!
E até a próxima aula.
Professor Shirai, essa é a primeira vez que entro no seu Blog.. ele é de muita ajuda, obrigado.
Gostaria saber como eu posso falar com você, pois eu tenho algumas dúvidas sobre bolsas de estudo entre outras coisas…
Se o senhor poder me ajudar, fico grato!
Abraços e tenha um bom dia!
pedro ou pra quem quiser fazer kyudo no rio de janeiro: http://www.kyudo.com.br
Eu gostaria de saber se o Japão é uma boa área pra se estudar Biomedicina. Eu amo o japão, e seria exelente se eu pudesse estudar o que gosto no lugar que gosto também.
Bom dia professor, gostaria de saber se o seu aluno que passou para relações internacionais, fez pela bolsa mext, a do governo, ou se for por parceria com a faculdade? e também, no caso da bola pelo governo, foi difícil achar alguma universidade tendo em vista que não é um curso que está ali nos oferecidos pelo governo!
Desde já, agradeço a atenção
Um grande abraço!
Alguem sabe o o passo a passo como visto ,passaporte ,exame de proeficiencia, a prova,se eu tenho que escolher uma faculdade e passar o nome proconsulado antes?Eu to estudando muito pra fazer a prova do consulado ano que vem vai ser minha unica chance T.T
Desde ja eu agradeço a boa vontade!
Obrigado.