BOLSAS DE ESTUDO NO JAPÃO (文部科学省)

O Governo do Japão através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Monbukagakusho) oferece anualmente 6(seis) tipos diferentes de bolsas de estudo para brasileiros, descendentes ou não, em universidades públicas japonesas, que são estas abaixo:

1) BOLSA DE PESQUISA (PÓS-GRADUAÇÃO) – Bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar MESTRADO e/ou DOUTORADO. Para aqueles que não têm o domínio da língua japonesa será ministrado, no Japão, um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa.
2) BOLSA DE GRADUAÇÃO - Bolsa para fazer a faculdade em uma universidade japonesa.
3) ESCOLAS TÉCNICAS SUPERIORES - As Escolas Técnicas Superiores do Japão têm a duração de 5 anos para os estudantes japoneses formados no 1º grau (equivalente a 9 anos de estudo). A bolsa permite que o bolsista ingresse no 3º ano destes cursos, após 1 ano de curso de língua japonesa. Os bolsistas com bom desempenho poderão solicitar a prorrogação da bolsa por mais 2 anos, transferindo-se para o 3º ano do curso universitário.
4) BOLSA PARA CURSO PROFISSIONALIZANTE - Os Cursos Profissionalizantes no Japão têm a duração de 3 anos. Após 1 ano de curso preparatório e aprendizado de língua japonesa, o bolsista ingressará na escola profissionalizante determinada pelo governo japonês, para um curso de 2 anos. Esta bolsa visa proporcionar o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.
5) TREINAMENTO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E/OU MÉDIO  – Bolsa para realização de pesquisas relacionadas à educação escolar em universidades japonesas. O público alvo (professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino fundamental e/ou médio) deve ter o domínio da língua japonesa ou inglesa e comprovar 5 anos de experiência.
6) LÍNGUA E CULTURA JAPONESA - Só para os que fazem faculdade de japonês.

BENEFÍCIOS:
1) Poderá cursar gratuitamente a faculdade, pós-graduação, mestrado ou doutorado no Japão.
2) Ganhará as Passagem de ida / volta  Brasil-Japão
3) Isenção de taxas escolares
4) Moradia durante todo o curso
5)  Valor da Bolsa: ¥ 152.000 mensais (Equivale a R$ 3.103,13 reais mensais)
Obs.: Só para estudar! Inscrições gratuitas…isso que é investir na educação!

Comments (2)

leonardofevereiro 16th, 2011 at 8:04 PM

meu nome e leonardo tenho 2 grau completo e gostaria de fazer faculdade mas nao sei como em que area eu faço é letras ou outro nao sei msemo por favor alguem me ajude!!!

julianoabril 11th, 2011 at 2:08 PM

eu nunca estudei em uma facudade, eu tambem conseguiria estudar no japao ?

Leave a comment

Para colocar uma foto no seus comentários clique aqui: br.gravatar.com

Pergunta AntiSpam: